Arquivo, política de memória e atualidade

48 vagas gerais43 vagas internas
Turma 1
CURSODISTANCIA10 horas

Inscrições:Seg, 02 Agosto 2021 - Sex, 13 Agosto 2021

Realização: Qui, 05 Agosto 2021 - Qui, 09 Dezembro 2021

Responsável: TANIA CONCEIÇÃO CLEMENTE DE SOUZA mail

Resumo: Constituir um espaço de relações de conhecimento e trocas de experiências entre pesquisadores que trabalham com arquivo e políticas de memória

description  Descrição

A proposta de um curso de extensão, na temática “Arquivo, políticas de memória e atualidade”, é a de constituir um espaço de relações de conhecimento e de trocas de experiências entre pesquisadores que trabalham com arquivo e políticas de memória nas ciências da linguagem e áreas afins, como a arquivologia e a biblioteconomia.

Propomos um Seminário de extensão, na temática “Arquivo, políticas de memória e atualidade”, como parte das atividades do Projeto de Pesquisa Gestos de leitura da Linguística Brasileira no Museu Nacional, bem como com a proposta de estabelecer diálogos e trocas para a constituição de um projeto de pesquisa e extensão interinstitucional. Este seminário, desse modo, é projetado enquanto um espaço de relações de trabalho entre discentes e docentes de pós-graduação e de graduação da UFRJ e da UFSM, bem como de outras instituições brasileiras. Essa atividade também pode contar com público ouvinte de profissionais e estudantes da Educação Básica ou outras áreas voltadas para a gestão e circulação do conhecimento na sociedade.

A atividade é motivada pela prática de dois laboratórios de pesquisa e de formação de pesquisadores em ciências da linguagem, o Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (Labedis) do Museu Nacional da UFRJ e o Laboratório Corpus da UFSM, que trabalham com a produção de políticas de arquivo e de memória na sociedade.

public  Público-Alvo

Aluno UFRJTécnico AdministrativoDocenteServidor Público ExternoPúblico Externo

group  Equipe

TANIA CONCEIÇÃO CLEMENTE DE SOUZACoordenador(a)